Workshop 'Santa Catarina 2030'

Data de inclusão: 18/09/2017 17:23

Ocorreu na tarde de quinta-feira (14), na sede da AMPLANORTE – Associação dos Municípios do Planalto Norte – o workshop “Santa Catarina 2030”. Neste ato, o assessor de imprensa da Câmara Municipal, Felipe Koch, representou o presidente do Legislativo São-bentense, vereador Edi Salomon. Os assessores Eduardo Pscheidt, Angelo Ronei Peschinski e Sidnei Tawardowski, também participaram do workshop.

O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030, tem como propósito, agregar esforços e aumentar a sinergia e, a efetividade dos programas já realizados pelo governo estadual. É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, em cooperação com a UFSC e apoio da FAPESC. O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030, tem como objetivo: construir a visão de futuro, definir metas e indicadores e objetivos setoriais e identificar e atuar para que haja igualdade socioeconômica, nas regionais.

Para Pscheidt, o workshop teve como foco, as diversidades da macrorregião. “O evento propiciou um debate amplo nas áreas da agricultura, planejamento, mobilidade urbana e demais áreas relevantes a nossa região. Precisamos tomar medidas para que o transporte rodoferroviário seja modernizado, revitalizado e ampliado. Isso agilizará o escoamento dos produtos da nossa região, haja vista que, é um meio de transporte mais barato e seguro”, comentou Pscheidt.

Conforme explica Felipe Koch, as ideias servirão para um projeto a ser desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Planejamento, para elaborar as diretrizes do Plano de Desenvolvimento do Estado, para os próximos 13 anos. “Nós colocamos em debate, todas as deficiências do Planalto Norte. Sugerimos ainda, ideias à serem implantadas pelo Governo Estadual, no intuito de fortalecer a economia da região. Seja através de incentivos fiscais ou por meio de politicas públicas”, explicou Felipe. “Também foram elaboradas diretrizes, no intuito de criar mecanismos, para facilitar a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais”, completou Felipe.