Vacina para profissionais da limpeza

Data de inclusão: 31/05/2021 21:42

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta segunda-feira, 31, foi aprovada uma Moção de Apelo de autoria do vereador Paulo Zwiefka, endereçada à Secretaria de Estado da Saúde para que os profissionais da limpeza passem a integrar a próxima fase da vacinação contra o COVID 19 no Estado de Santa Catarina, ou sejam vacinados em caráter
emergencial.
Segundo o vereador a solicitação partiu dos profissionais da área, que precisam limpar banheiros, recolher o lixo da população e por isso estão mais propensos a se contaminarem com a Covid-19.
A vereadora Terezinha Dybas, presidente da Comissão de Legislação e Justiça, esclareceu que a Moção teve parecer do jurídico da Câmara pela sua rejeição, baseada em uma decisão do Supremo Tribunal Federal a qual determinou que não pode se determinar quem é prioritário na vacinação por causa do princípio jurídico da igualdade. Mas a comissão de Legislação e Justiça optou pela tramitação da referida moção pela importância da mesma.
Durante a sessão, o vereador Luiz Neri Pereira informou aos demais vereadores que nesta terça-feira será feito o cadastro dos profissionais da limpeza no município para que em breve os mesmos sejam imunizados de forma prioritária.
A presidente da Casa, vereadora Carla Hofmann também destacou a importância da Moção, frisando que o ideal seria que todos pudessem receber a vacina o mais breve possível, mas infelizmente a imunização para todos deve demorar.

Indicações
Ainda na sessão de segunda-feira foram apresentadas algumas indicações solicitando melhorias para o município. A primeira, de autoria da vereadora Carla Hofmann solicita o patrolamento,
ensaibramento e demais melhorias na Estrada Serrinha Gatz, no Bairro Centenário. Ela encaminhou ainda indicação ao Executivo Municipal, com cópia a Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente encaminhando minuta de Projeto de Lei a ser enviado a Câmara para a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-estar animal.
Já a vereadora Zuleica Voltolini solicitou à Secretaria de Obras o patrolamento e ensaibramento da Rua João Huel, no Bairro Centenário.