Tribuna Popular Livre 27 de Setembro

Data de inclusão: 28/09/2021 09:38

Tamires foi a ganhadora da etapa local e regional do concurso ?Oratória nas Escolas? promovido pela JCI ? Junior Chamber International (Câmara Júnior Internacional) com o tema Liderança.
No dia 10 de outubro participará da fase nacional em São Miguel do Oeste (SC) onde competirá com mais duas menias, uma de Sananduva ? Rio Grande do Sul e outra de Marechal Cândido Rondon ? Paraná.
A Presidente 2021 da JCI São Bento do Sul, Andreia Iara Dias Gomes e a Presidente eleita para o ano de 2022 Patrícia Saro Hannemann Weitner acompanharam a jovem na sessão juntamente com sua família.

Discurso na íntegra:

Para ser uma liderança "A valorização tem que vir de você primeiro,e não dos outros".
-disse certa vez ?Marta Vieira da Silva?, (a melhor jogadora de futebol do mundo).

Boa tarde a todos.Eu sou a Tamires Camargo Gadonski do 8° ano 02, e estou representando a Escola Básica Municipal Doutor Hercílio Malinowsky.

O que é liderança? O que é ser bom um líder?
Liderança é saber comandar pessoas,e influenciá-las de maneira positiva.
Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias, trata-se de uma vida que influência a outra.

Para ser um grande líder,você não pode esquecer-se da sua essência,de como foi o seu
desenvolvimento.

Tudo aquilo que se aprende (e nos leva a praticar o bem),por mais simples e discreto que
seja, devemos refletir sobre nossas ações,e buscar passar para as pessoas.

Mas, que coisas boas são essas? Por exemplo: boas atitudes, bons exemplos, boas palavras, boas energias, motivá-las a serem cada dia melhor em seus empregos, na escola, na política, em casa, na roda de amigos, na sociedade e no mundo.

Um bom líder deve valorizar cada pessoa com suas qualidades e defeitos, o bom líder é
como um bom ourives que sabe transformar uma pedra bruta em uma joia preciosa,o bom
lider sabe otimizar as qualidades das pessoas e faz com que seus defeitos sejam uma
escada de aprendizado, cada defeito polido e lapidado é um degrau a mais para juntos
atingirem seus objetivos.

Cada um de nós é a liderança de sua própria vida e deve liderá-la buscando o melhor para
si e para os outros,sem ser egoísta, mas sendo um verdadeiro altruísta, porque um dia você
poderá vir a se tornar uma liderança escolar, empresarial, política ou social e você deverá ter essa capacidade de olhar do mais simples trabalho,até o mais complexo,e saber dar o seu devido valor e dignidade a todos.

Líderes de verdade ouvem críticas e usam elas para aprendizado. Pensamentos como:
"Isso vai servir de degrau para eu ser cada vez melhor".

"Não encontre falha,encontre remédio" foram ditos por Henry Ford (mecânico, engenheiro,fundador e grande liderança empresarial da empresa Ford Motor Company).

Um pequeno exemplo que eu posso dar sobre minha vida é que eu tinha um professor de
gaita que dizia sempre:"Lamento Tamires, mas esse instrumento só vai servir de hobby para
você.
Eu busquei transformar essa frase em um incentivo para ser bem melhor.
Tomei a atitude e troquei de professor, e este soube me incentivar, sabe otimizar minhas
qualidades e lapidar meus defeitos, e posso dizer que hoje sou uma das melhores alunas.
Como dizia Jun Rohn, empreendedor,autor e palestrante motivacional americano: "o desafio
da vida é: ser forte,mas não rude,ser gentil,mas não fraco,ser ousado,mas não valentão,ser
humilde,mas não tímido,ser orgulhoso,mas não arrogante,tenha humor, mas sem loucura".

VOCÊ quer ser um bom LÍDER? Quer ser uma boa LIDERANÇA? Então seja o ESPELHO,e faça com que as pessoas se INSPIREM EM VOCÊ da forma mais POSITIVA POSSÍVEL. SINTA-SE ORGULHO DE QUEM VOCÊ É.

Seja como aquele trechinho da música do Trio Parada Dura:"Igual a Andorinha,eu parti
sonhando" mas que não seja NADA em vão.

Sejamos líderes de nós mesmos,
aprendamos a lidar com nossas emoções e controlá-las. Acreditemos na nossa capacidade
e conheçamos nossos limites.
Obrigada!

Tamires Camargo Gadonsk