Notícias

Você está em: Página Inicial > Imprensa > Notícias

Sessão Solene - A História do Poder Legislativo de São Bento do Sul

Data de inclusão: 03/12/2018 18:19

Na noite te sexta-feira, 30, o Plenário Luiz Carlos Contesini foi palco de grandes emoções. A solenidade de lançamento do livro – A História do Poder Legislativo – contou com grande participação popular, representantes da sociedade civil, empresarial, e autoridades de São Bento do Sul e Campo Alegre. O livro é de autoria do professor Antônio Dias Mafra.

O autor do livro, professor Antônio Mafra, durante a cerimônia de lançamento, falou do concurso realizado pela Câmara, o qual saiu exitoso para escrever o livro. Mafra, comentou ainda, trechos do livro que descrevem o período de colonização da cidade. “O nosso objetivo era resgatar a história do Poder Legislativo de São Bento do Sul e, sobremaneira, conseguimos resgatar momentos marcantes. Sintetizando, trouxemos um pouco sobre a Lei Orgânica do município e sobre o Regimento Interno, além de vários momentos pertinentes”, falou.

Mafra, revelou ainda, que contou com a ajuda de um ex-aluno, Marlon Jeison Salomon, na elaboração do prefácio. “Eu tive a honra de contar com a ajuda de um ex-aluno meu, pós-doutor em história, que elaborou o prefácio do livro. Ele é filho do presidente Edi Salomon. São poucos no Brasil que tem esse conhecimento aprofundado em história”, revelou. Mafra acrescenta: “Queria dizer a vocês, muito abrigado. Esse livro é para vocês. É de vocês.”

O vereador Marco Redlcih (PP) falou do momento marcante ocasionado pelo lançamento do livro. Redlich, falou ainda, que na época, foi presidente da Comissão que elaborou o concurso para ver quem escreveria o livro. “Na época cada um dos participantes apresentavam o esboço para definir quem era o vencedor da licitação. O livro conta toda história da Câmara Municipal. Existem vários fatos que são interessantes para o conhecimento geral. São trechos que estão presentes no livro que enriquecem nossas vidas. A importância da literatura, é manter os registros do nosso passado”, falou Marco Rodrigo Redlich, durante cerimônia de lançamento do Livro A História do Poder Legislativo.

O vereador emedebista, Fernando Mallon, falou sobre sua carreira profissional na área de direito e, desde então, vinha acompanhando o trabalho dos vereadores, em São Bento do Sul e Campo Alegre e, por causa disso, acabou possuindo o desejo de se tornar um representante no parlamento. “E, aí, eu fui trabalhando e acompanhei os trabalhos dos vereadores de São Bento do Sul e Campo Alegre e, por conta disso, eu gostei. Fui candidato a vereador, e venci. Já vi vereador de todos os tipos: falantes, quietos, demagogos, contidos, mas nunca vi nesses 30 anos vereadores que não pensassem em São Bento do Sul. Todos que eu acompanhei pensavam muito em nossa cidade. Sem o Legislativo, não há Democracia. Nós procuramos todos os dias dar o melhor de nós para que população tenha, ao menos, respeito por nós. A história que é colocada nesse livro, serve para mostrar a importância de todos que passaram por aqui. A população precisa saber quem eram, e o que fizeram. Presidente, eu o parabenizo pela iniciativa de resgatar a nossa história”, falou Fernando Mallon.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Edimar Geraldo Salomon, durante o evento, falou sobre o resgate da história do parlamento. Outro ponto elencado por Salomon, foi os episódios ocorridos pela interpretação de inconstitucionalidade – Veto – do executivo, que acabou ainda, sendo denunciado ao Judiciário. “Houve a denúncia que o livro tinha inconstitucionalidade. Entretanto, um exemplar do nosso livro está na prateleira do Ministério Público. Tudo foi feito de maneira correta e, enfim, tudo isso foi elucidado”, revelou Salomon.

Salomon, frisou ainda, que o livro não conta apenas a história da Câmara Municipal, mas aborda histórias marcantes da nossa cidade, inclusive, curiosidades do período onde o presidente da Câmara exercia a função de chefe do Poder Executivo. “O livro é riquíssimo em detalhes. Buscamos resgatar momentos que fizeram de nossa cidade ser destaque, que é até hoje. Eu sou apaixonado por história. E, com toda certeza, nossos jovens poderão aprender um pouco mais sobre o processo de colonização de nossa cidade e saber as nossas origens”, frisou.

A versão eletrônica do livro está disponível no site da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. Quem desejar a versão impressa, deverá solicitar junto à secretaria da Câmara ou pelo e-mail: compras@cmsbs.sc.gov.br.

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de São Bento do Sul

Imagens relacionadas

Assista a
Sessão Ao Vivo
Assista as
Sessões Gravadas
Portal da
Transparência
Conheça os
Vereadores
Pauta das
Sessões
Matérias
Legislativas
Endereço e
Localização
Rua Vigando Kock, 69
Bairro: Centro
São Bento do Sul (SC)
CEP: 89280-367

Telefone

(47) 3633-4446
Todos os direitos reservados © 2015 - Câmara de Vereadores de São Bento do Sul