Secretaria de Saúde terá que prestar novos esclarecimentos

Data de inclusão: 31/08/2018 16:29

O Plenário da Câmara Municipal, aprovou na sessão de quinta-feira, 30, requerimento de informação de autoria do vereador Fernando Mallon (MDB), endereçado à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações acerca de favorecimentos em consultas e exames médicos que, supostamente, foram priorizados (passados na frente dos demais).

De acordo com Mallon, após receber uma mensagem que, com riqueza de detalhes, relatava esses favorecimentos, todos nominados, datas e outras informações se fez necessário buscar essas informações junto à Secretaria. “Outra informação que me passaram (referência a mensagem recebida através do aplicativo de mensagens) é que a clínica da esposa do secretário Municipal de Saúde para realização de procedimentos médicos. Porém, até então, a clínica consta como não atendente do Sistema Único de Saúde (SUS)”, questionou Mallon.

Outro ponto elencado pelo ex-prefeito, foi o fato do secretário ter concedido uma entrevista a uma emissora de rádio, no qual, de acordo com Mallon, teria confirmado que ele teria autorizado a passar alguns exames na frente e justificou sobre a clínica da sua esposa. “Acontece que existe um protocolo a ser seguido e, se o médico requisita um exame como urgência, esse paciente deve passar por um médico regulador autorizador, Aí, esse médico é que diz se é urgente ou não. Sobre a clínica da esposa do secretário, o mesmo admite que foi realizado o serviço lá, sendo que a clínica não é credenciada para atendimento do SUS”, relatou Mallon.

O vereador Jairson Sabino, após os relatos do vereador emedebista, falou que a entrevista concedida pelo secretário de Saúde, foi de forma inadequada. “O secretário é um médico que representa o prefeito. Ele não tem o direito de se manifestar da forma que quer, com grosseria e estupidez. No caso de a publicação ter sido feita por uma pessoa anônima, não era necessário o secretário ter ido dar uma entrevista, ainda mais da forma grosseira”, falou Sabino.

Para o vereador Marco Redlich (Progressistas), a entrevista concedida pelo secretário, responde várias perguntas elaboradas no requerimento de Mallon. “No requerimento foi bem destacado as perguntas, mas talvez, não levou em consideração muitas respostas que já foram dadas. É bom que as respostas venham por escrito e que seja esclarecido esse caso. A saúde vem melhorando nessa gestão, melhorando os índices de filas e vários procedimentos venham acontecer com mais rapidez”, explicou Marco Redlich.