Notícias

Você está em: Página Inicial > Imprensa > Notícias

Projeto deve instituir o Abril Azul

Data de inclusão: 26/07/2021 21:40

Deu entrada na sessão dessa segunda-feira, 26, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, o Projeto de Lei Legislativo 014 de 2021, de autoria dos vereadores Angelo Ronei Peschiski e Darlan Andre Guliani, o qual pretende instituir o mês ?Abril Azul?, como mês oficial de conscientização do TEA ? Transtorno do Espectro Autista no município de São Bento do Sul.
Segundo a justificativa do Projeto de Lei, a proposição visa aumentar a conscientização acerca do TEA ? Transtorno do Espectro Autista no município, como forma de inclusão e combate ao preconceito com os portadores de autismo. À partir da aprovação do projeto, aumentará o compromisso das partes políticas e a cooperação institucional à favor de maiores investimentos nos setores sociais, educacionais, da saúde e laborais para pessoas com autismo.
O projeto também poderá engajar em maior reconhecimento do trabalho efetuado no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo, mostrando como é o auxílio as pessoas que são portadores do TEA em nosso município. Atualmente a unidade conta com mais de 70 alunos portadores do transtorno.
O mês escolhido coincide com as comemorações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela ONU, celebrado em 2 de abril. Nesta data, diversas cidades do mundo promovem atividades como distribuição de folhetos, debates e encontros públicos, além da exibição de filmes, lançamentos de livros e estudos. Todas as ações têm como objetivo a promoção e a conscientização do Transtorno, sendo uma síndrome que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, conforme estimativas apresentadas pela ONU. Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos.
No Brasil, são quase dois milhões de cidadãos diagnosticados e as famílias ainda têm grande dificuldade na determinação de um diagnóstico preciso o quanto antes, o que ajuda muito no tratamento e o desenvolvimento da pessoa portadora do Autismo. Nos últimos anos, monumentos e prédios públicos ou referências das cidades têm sido iluminados de azul, que é a cor símbolo do Transtorno do Espectro Autista, como forma de chamar a atenção da sociedade para a reflexão sobre esta síndrome.
O Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento, que são justamente as áreas que os fazem passar por discriminação e preconceito.
No mundo, abril é reconhecido como o mês de conscientização sobre o autismo. A cor que define o período é o azul, porque o transtorno atinge mais pessoas do sexo masculino. Já o seu símbolo, criado em 1963, é um quebra-cabeça. A ideia é representar as dificuldades de compreensão das pessoas com autismo.
Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo ?espectro?, pelos vários níveis de comprometimento ? há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.
Os autistas não têm características físicas ou traços de fisionomia atípicos, que podem caracterizá-los. A criança ou adolescente pode ser interpretado como ?mal educado?, e esse tipo de preconceito precisa ser desmistificado, pois ser autista é uma condição para toda vida e o autista (se bem orientado) pode executar as mesmas tarefas de uma pessoa típica, porém de maneiras diferentes. A importância da conscientização está na possibilidade de a pessoa com autismo receber estímulos e intervenções adequadas, melhorando assim o seu desenvolvimento e, consequentemente, sua qualidade de vida e de seus familiares. Nesse sentido o presente Projeto de Lei visa preencher essa lacuna, criando o mês específico para divulgação e conscientização em âmbito municipal, bem como, visa homenagear a cada ano, pessoas que tanto se dedicam para orientar e ajudar as pessoas autistas.

Imagens relacionadas

Download
Assista a
Sessão Ao Vivo
Assista as
Sessões Gravadas
Portal da
Transparência
Conheça os
Vereadores
Pauta das
Sessões
Matérias
Legislativas
Endereço e
Localização
Rua Vigando Kock, 69
Bairro: Centro
São Bento do Sul (SC)
CEP: 89280-367

Telefone

(47) 3633-4446