Notícias

Você está em: Página Inicial > Imprensa > Notícias

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral recebe homenagem

Data de inclusão: 04/05/2018 15:26

- Ética, eficiência e humildade foram os adjetivos adotados ao desembargador -

Na noite de quinta-feira, 03, foi realizada nas dependências da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, sessão solene em homenagem ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler. O evento contou com grande participação da sociedade civil, entidades empresariais, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitos da região e representantes do Governo Estadual. A homenagem foi proposta pelo presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Edi Salomon e subscrita por todos os pares.

O desembargador Ricardo Roesler é natural de São Bento do Sul e atuou como juiz substituto em Joinville, São Francisco do Sul e Canoinhas, entre 1987 e 1989. Depois, como juiz de Direito em Barra Velha, Sombrio, Jaraguá do Sul e Joinville. Roesler, também foi presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses. E, recentemente, exerce a função de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).

Os discursos em homenagem ao desembargador se resumiram à eficiência, ética, humildade e honestidade. O primeiro a falar, foi o presidente Edi Salomon, que em uma breve retrospectiva, falou dos tempos de jogos de futebol, que eram amantes do esporte. Outro ponto elencado por Salomon, foi da figura exemplar que Ricardo Roesler, que sempre pregava valores, ética e extrema honestidade. “Se me permite, desembargador, te chamar de Ricardinho. Eu tenho grande respeito e muita admiração pelo Doutor. No comando dessa Casa, tive o prazer de participar de vários momentos históricos. Hoje, estamos prestando uma homenagem a um filho da nossa terra. Falar do nosso amigo Ricardo é retornar o tempo. O valor das coisas está na intensidade que as coisas acontecem. O que é motivo de orgulho, para sua mãe, é ver o filho desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Estamos felizes de, em nome da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, prestar esta homenagem ao Ricardo Roesler. Um grande são-bentense que enfrenta a vida com seus valores incríveis. A vida é um sopro, recebemos a alegria o carinho e nada mais”, discursou Salomon.

O vereador Fernando Mallon (MDB), falando em nome dos vereadores, comentou dos degraus que Ricardo Roesler teve ao longo da sua trajetória e sobre a inspiração que tem com o homenageado desde os tempos de infância. “Nossos pais eram amigos próximos. Eu me recordo quando o senhor começou a exercer a advocacia. Passados alguns anos, o senhor foi nomeado juiz de Direito. Acompanhei sua trajetória. Sempre se deparou com posicionamentos corretos e difíceis. O senhor virou juiz e tornou motivo de alegria a sua terra. Depois, se tornou desembargador, motivo de mais orgulho ainda. E, agora, Presidente do (TRE). Tenho certeza que terão vários degraus ainda em sua profissão e o senhor logrará êxito em todos. Nós temos orgulho do filho da terra, e isso faz bem a nós. Muito obrigado por ser um são-bentense que orgulha tanto a nossa cidade”, parabenizou Mallon.

Outro que falou sobre a competência do desembargador foi o deputado estadual Silvio Dreveck (PP), que no ato, representou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). “O desembargador tem o reconhecimento da ALESC e da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, por ser este são-bentense brilhante, que pela trajetória que galgada na magistratura, chegou à Presidência do (TRE), pela sua capacidade e competência. O senhor tem capacidade, não tenho dúvida que o senhor vai desempenhar sua função de forma brilhante”, falou Dreveck.

Desembargador Dr. Wilson Pereira Junior, durante seu pronunciamento, falou da ética e do jeito humilde do desembargador Ricardo Roesler. “Afinal, não há dúvidas, a homenagem que está sendo prestada hoje é justa e merecida. Acho que, todos que estão aqui, concordam comigo. Sua personalidade e seu caráter, foram formados aqui, pelas pessoas, pela sua família. Suas primeiras palavras também surgiram aqui. É um pai de família exemplar. Mantem-se firme nesta carreira. Atualmente, tem atuação ostensiva no Tribunal, mostrado afinco e disposição nas mais altas indagações. Teremos uma das eleições mais difíceis do nosso país, e o desembargador, mostrou-se disposição para engrandecer o presente. Seus esforços são sempre pelo superlativo, ajudar os que precisam e nunca espera pelo reconhecimento”, discursou o juiz Eleitoral Wilson Pereira Junior.

O prefeito Magno Bollmann falou sobre a ligação dos seus pais ao longo de vários anos e dos desafios enfrentados pelo magistrado. “Ricardo, quero igualmente cumprimentar sua família, nós se criamos juntos. Seu pai, foi um grande companheiro do meu pai. Sempre souberam trabalhar juntos e trouxeram vários benefícios a nossa terra. Tivemos que por vez sair desta terra para podermos seguir nosso caminho e aprendemos muitas coisas que nossa cidade não tinha. A gente sabe como é difícil se preparar e chegar aonde o senhor chegou. O senhor é um verdadeiro exemplo à nossa sociedade”, frisou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), agradeceu a todos que se fizeram presente na sessão solene e mencionou que sua carreira só chegou a este patamar, devido ao apoio incondicional familiar. “A distinção da homenagem me tocou, mas o meu espírito de gratidão me convenceu. No dia 03 de maio foi um dia de gratidão. A carreira que abracei, e aos amigos que aqui os deixei. Ninguém consegue nada sozinho. Agradeço à Deus pela minha saúde, por estar aqui neste momento. Agradeço à minha família pela compreensão das dificuldades enfrentadas pela minha profissão. Nosso amor em família é incondicional. Agradeço a todos vereadores que outorgaram essa homenagem a mim. Recebo essa homenagem em nome de todos os juízes catarinenses. Eu me sinto honrado em fazer parte do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, pelo reconhecimento de suas ações. É uma honra muito grande conquistar no exercício de presidente de um dos melhores tribunais do país. É tempo de reconstruir os valores sociais. Espero trabalhar sempre com serenidade e respeito, em meio à esses conflitos sociais. Ser mais justo possível na área da justiça. Obrigado São Bento do Sul, viva o seu povo, viva a sua gente”, falou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler.

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de São Bento do Sul

Imagens relacionadas

Assista a
Sessão Ao Vivo
Assista as
Sessões Gravadas
Portal da
Transparência
Conheça os
Vereadores
Pauta das
Sessões
Matérias
Legislativas
Endereço e
Localização
Rua Vigando Kock, 69
Bairro: Centro
São Bento do Sul (SC)
CEP: 89280-367

Telefone

(47) 3633-4446
Todos os direitos reservados © 2015 - Câmara de Vereadores de São Bento do Sul