Mirins participam do IX Congresso Estadual

Data de inclusão: 22/11/2018 16:31

Os vereadores mirins de São Bento do Sul, acompanhados dos coordenadores do projeto, Djoni Pinheiro e Simone Baum, participaram do IX Congresso Estadual de Vereadores Mirins. O evento ocorreu no dia 21 de novembro, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

No período da manhã, os parlamentares assistiram a palestra da Senhora Maria do Carmo Freitas Macedo, autora do livro “Constituição em Miúdos”, que serviu para um amplo debate sobre a obra em conjunto com o Dr. Florian Madruga, que atualmente preside à Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas.

Já no período vespertino, houve troca de experiências entre os participantes, onde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Vereadores de Canelinha (através da criação da Câmara Mirim Infantil e da Câmara Mirim Juvenil). Os mirins tiveram a oportunidade de assistirem, ainda, o programa Plenarinho da Câmara dos Deputados. Mais de 500 alunos de 31 Câmaras estiveram presentes.

De acordo com Léa Medeiros, gestora do Núcleo de Educação à Cidadania, da Escola do Legislativo da ALESC, o objetivo do evento é incentivar o protagonismo dos jovens na política catarinense. “Contudo, além de incentivar o protagonismo dos nossos jovens, no foco é também promover o Programa Vereador Mirim da Escola do Legislativo”, comentou Medeiros.