Indenização à construtora é debatido na palavra livre

Data de inclusão: 12/08/2021 21:18

Durante a sessão desta quinta-feira, 12, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, quatro vereadores utilizaram a palavra livre. O primeiro a utilizar a palavra foi Darlan Guliani, que falou de uma visita que fez à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, afirmando que o trabalho honesto dignifica o ser humano, e eleva o moral. Segundo o vereador, hoje são cerca de 30 pessoas que trabalham na cooperativa e tiram dali seu sustento, solicitando que a população faça a separação correta do lixo. Darlan lamentou que muitas pessoas ainda jogam no reciclável lixo que deveria ir para o aterro sanitário, como fraldas, lixo do banheiro, animais mortos, e até um filhote de cachorro ainda vivo, o qual foi adotado por uma das pessoas que trabalha no local.
O vereador Luiz Neri Pereira falou sobre o lançamento da lista de pessoas que estaria aptas a receber uma casa no Residencial Santa Fé, o qual deve estar concluído até o final do ano. O vereador explicou que em 2020 houve uma alteração por parte do Governo Federal na elaboração da lista de beneficiados pelas casas populares. Segundo ele, agora é gerado um cadastro único, o que gerou certo desconforto na população, pois muitas pessoas que estão cadastradas na Emhab para receber estas casas, não estariam cadastrados no CadUni, o cadastro do Governo Federal, e outras que tiveram seus nomes incluídos na listagem já teriam recebido residência em outros programas do Governo Federal. Luiz Neri explicou que será feito um pente fino pela Emhab e pela Caixa Econômica na listagem para verificar essas situações, e caso haja alguma irregularidade, a pessoa será excluída da lista. O vereador falou ainda sobre o Plano Diretor que está sendo elaborado pela Prefeitura, o qual tem 8 etapas, e já estão na 5ª etapa. A próxima etapa será a apresentação do plano em audiência pública.
A vereadora Terezinha Dybas falou sobre o Pacto Inova Planalto, realizado nesta semana em Rio Negrinho, e que engloba os municípios de Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre, e que dever repetir o sucesso do Consórcio Quiriri. Segundo ela, além do poder público dos municípios participantes, várias entidades estiveram presentes no evento. A vereadora destacou a presença da deputada estadual Paulinha, a qual trouxe uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para a Casa do empreendedor. Terezinha também falou do cadastro do residencial Santa Fé, afirmando que quem fez o cadastro teve que fazer uma autodeclaração para solicitar o imóvel e que agora terá que provar o que colocou nesta autodeclaração.
O último a falar foi o vereador Adriano Reinhardt, que destacou a equipe que está na comissão que julgará as denúncias contra o funcionário da Secretaria de obras, e contra o secretário de Obras. O vereador lamentou que no desfile do Dia dos Motoristas, promovido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Oxford, realizado no dia 25 de julho, muitos motoristas de caminhão que participaram do desfile foram autuados por dirigirem sem atenção. O vereador também se mostrou indignado com a indenização que a Prefeitura terá que pagar, no valor de R$ 28 milhões, à construtora Andrade e Gutierrez, que fez a implantação do esgoto sanitário, em 2006, no bairro Oxford. Segundo ele, não houve representante da procuradoria jurídica da Prefeitura no julgamento da ação, porém a vereadora Terezinha Dybas afirmou que o processo não está finalizado, e que a Procuradoria irá entrar com recurso para que a Prefeitura não tenha que pagar esse valor.