Dr. Manuel Del Olmo explana sobre o convênio com o Hospital do Rocio

Data de inclusão: 29/09/2017 14:47

Na sessão de quinta-feira (28), o secretário Municipal de Saúde, Dr. Manuel Del Olmo, fez uso da tribuna popular livre para falar sobre o convênio firmado entre o município de São Bento do Sul com o Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Rocio, de Campo Largo-PR.

De acordo com Del Olmo, 2.140 (duas mil cento e quarenta) pessoas, já foram atendidas desde que o convênio foi firmado com o Hospital do Rocio. Dentre os procedimentos realizados pelo hospital, Del Olmo destaca: "Conseguimos realizar 49 cirurgias pediátricas, 170 consultas - procedimentos vasculares, 40 consultas - procedimentos de mastologia, 2 transplantes de rim e fígado, 187 tomografias computadorizadas, 15 vasectomias entre outras."

O secretário ainda destaca, a situação deixada pela gestão anterior, entre exames, procedimentos e cirurgias. "Quando assumimos o comando da Secretaria Municipal de Saúde, constatamos uma lista extensa de exames, procedimentos e cirurgias, bem como um deficit de profissionais de saúde, especialmente médicos. Herdamos uma lista extensa de procedimentos represados, sendo 5.435 ultrassonografias, 864 endoscopias digestivas, 871 mamografias, 305 procedimentos de olhos e catarata, 348 ressonâncias magnéticas, 74 colonoscopias e mais de 1.484 membros para eletroneuromiografias", destacou Del Olmo.

Del Olmo, relata ainda, as despesas que a secretaria tem com "ordens judiciais".
- O nosso maior ônus é com as ordens judiciais, que representa um atendimento para 300 (trezentos) pacientes. Destes, 80 são notícias de fato, que representam 80 processos contra o município. O restante, contra o Estado e município - enfatizou Del Olmo, durante sua explanação na tribuna popular livre.

Encerrando seu pronunciamento na tribuna, o secretário Municipal de Saúde, Dr. Manuel Del Olmo, relata os gastos que a secretaria tem com o Hospital e Maternidade Sagrada Família. ?RS 91.285,00 reais ao mês, são repassados para a UTI - Unidade de Terapia Intensiva - do Hospital e Maternidade Sagrada Família, gerando um deficit para a secretaria de RS 1.095.420,00 ao ano. No ano de 2016, de acordo com valor homologado na Câmara, representava RS 18.000,00. A partir de 2017, o valor alterou para RS 109.285,00 a partir de julho. Outro viés, decorre pela falta de repasses do Estado para com o Hospital, representando RS 500.000,00 até o momento, que seriam recursos para atendimento de Urgência e Emergência", finalizou Del Olmo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Edi Salomon, agradeceu a explanação do Dr. Manuel Del Olmo e, sugeriu que o secretário retornasse ao Legislativo futuramente, para prestar mais esclarecimentos sobre o andamento dos trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde. "Dr. Manuel, agradeço em nome dos demais vereadores, desta Egrégia Casa de Leis, as informações relatadas em sua explanação na tribuna. É de grande valia para todos nós, tais informações. Hoje sua explanação, foi para falar sobre o convênio do município com o Hospital do Rocio, e para que não altere o foco da apresentação, sugiro que futuramente, o senhor possa vir até essa Câmara relatar os andamentos dos trabalhos da secretaria. As portas do Legislativo estão sempre abertas para o senhor", comentou Salomon.