Deputados são convidados a prestarem contas dos seus mandatos

Data de inclusão: 02/03/2018 16:38

Na sessão de quinta-feira (01) o Plenário da Câmara Municipal aprovou moção de apelo, endereçada a deputados estaduais e federais, que compareçam em sessão legislativa do Poder Legislativo para prestar contas dos seus respectivos mandatos. A moção é de autoria do vereador Nivaldo Bogo (MDB) e subscrita pelos vereadores Fernando Mallon (MDB), Jairson Sabino (PSDB), Dr. Jaime Ferreira Lima (PSDB), Edi Salomon (PP), Daguimar Nogueira (PSB) e Marco Redlich (PP), Claudiomar Wotroba (PP). Os vereadores Peter Alexandre Kneubuehler (PP) e César Godoy (PSB) não subscreveram a moção.

Segundo o autor, vereador Nivaldo Bogo (MDB), a moção não tem caráter politico e não será para proporcionar “palanque” aos deputados. “Esse convite é para que os deputados venham até aqui na Câmara para prestarem contas dos seus mandatos. A população merece saber o que cada um fez em prol do município. Pois chega em época de eleição, angariam votos em nossa cidade e pouco fazem pela nossa cidade e região. Com isso, a população poderá acompanhar aqui no Plenário, ou em casa – referência as transmissões da sessão pelos canais informativos da Câmara – o que cada parlamentar fez”, relatou Bogo.

O líder da bancada emedebista destaca ainda, que caso os convidados ou os representantes designados a prestarem contas das atividades parlamentares não compareçam, ele mesmo apresentará números e ações desenvolvidas pelos deputados. “Caso algum parlamentar não compareça para prestar contas, eu mesmo apresentarei o que cada um fez em prol da municipalidade, com base nos dados oficiais contidos no – Portal da Transparência – Serviço de Informação ao Cidadão – Transparência ALESC”, justificou Bogo em sua moção.

Bogo faz uma citação à Bizerra: “A governança adota princípios como a transparência e a accountability para propor práticas de controle e acompanhamento da administração, a fim de evitar os problemas da importância.” O parlamentar acrescenta: “Com isso, os munícipes serão oportunizados e terão de forma clara e objetiva, informações das atividades parlamentares de seus representantes (Federal e Estadual).”

A moção é endereçada aos deputados estaduais, Silvio Dreveck (PP), Vicente Caropreso (PSDB), Carlos Chiodini (MDB), Antônio Aguiar (MDB), Darci de Matos (PSD), Valdir Cobalchini (MDB) e Patricio Destro (PSB), e aos deputados federais, Mauro Mariani (MDB), Marco Tebaldi (PSDB) e Jorginho Mello (PR). Os deputados foram convidados a prestarem contas dos seus respectivos mandatos no Poder Legislativo de São Bento do Sul.