Deputados prestam esclarecimentos

Data de inclusão: 31/07/2018 15:32

Atendendo a moção de apelo do vereador Nivaldo Bogo (MDB), que convoca os deputados a prestarem contas das suas ações realizadas na região, na sessão de segunda-feira (30) os deputados Antônio Aguiar (PSD) e Marco Tebaldi (PSDB) compareceram na sede do Poder Legislativo Municipal para fazerem um balanço dos seus trabalhos. Cada parlamentar tinha 10 (dez) minutos para descrever suas ações e, mais 2 minutos, para responder os questionamentos dos vereadores. Para não haver direcionamento nas perguntas, foi realizado um sorteio entre os pares.

O deputado estadual Antônio Aguiar foi o primeiro a falar, e destacou suas ações ao longo dos seus 5 (cinco) mandatos, respectivos, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Alesc, em prol da região. Na área da saúde, Aguiar falou sobre a Lei que garante transparência na saúde pública e sobre todos os trâmites que foram vencidos para o cadastramento e efetivação do Hospital e Maternidade Sagrada Família para prestar os serviços oncológicos. “Esses pacientes eram levados até a cidade de Jaraguá do Sul, e hoje poderão ser atendidos aqui”, disse. Ainda na área da Saúde, Aguiar falou sobre o projeto em tramitação na Alesc, que institui o prontuário eletrônico no Estado de Santa Catarina. O deputado descreveu sobre seu empenho para realização da reforma do colégio Roberto Grant que, segundo ele, foi o grande responsável para realização.

O deputado federal Marco Tebaldi, falou sobre as reformas que precisam ser feitas a nível federal: Previdenciária, Política, Tributária e reforma da União. Conforme Tebaldi, essas reformas propiciarão um enxugamento na máquina pública e precisam ser feitas com a maior celeridade. O parlamentar comentou que muito se fala sobre o custo para manter em funcionamento o Poder Executivo e Legislativo. “Muito se fala sobre os custos destes poderes, mas é o Poder Judiciário que m mais custa”, comentou. O presidente da Câmara Municipal, vereador Edi Salomon, questionou o parlamentar sobre o financiamento público para campanhas eleitorais que, em seu ponto de vista, é ridículo tal situação. Tebaldi, respondendo o questionamento de Salomon, também disse ser contra, e elencou vários partidos políticos (pequenos) tem direito ao benefício. O parlamentar defendeu ainda, que os hospitais filantrópicos devessem receber financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Encerrando seu pronunciamento, Tebaldi destatou ser autor de 289 propostas na Câmara dos Deputados. E sobre liberação de recursos nas áreas da Saúde, Infraestrutura e Educação em São Bento do Sul.