Câmara aprova projeto para criação do Museu da Música Maestro Pedro Bitencout

Data de inclusão: 28/08/2018 13:33

Na sessão de segunda-feira (27), o Plenário da Câmara de Vereadores aprovou o projeto que dispõe sobre a criação do Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencout. A criação e manutenção do museu será efetuada com dotações orçamentárias vinculadas à Fundação Cultural e ficará situado nas dependências da Estação Ferroviária de Serra Alta.

O local será para abrigar, salvaguardar, conservar, estudar e desenvolver os bens que compõe o acervo. Desta forma, além de valorizar a memória da música produzida e gravada. Este acerto é formado por partituras musicais, objetos, fotografias, instrumentos musicais e vários elementos fonográficos e multimídia, que servirá de fonte de pesquisa e estímulo à produção musical e preservação da memória da música do nosso município. O local poderá receber doação de material que, após seleção e análise, será incorporado ao acervo.

O Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencout terá uma audioteca aberta permanentemente à visitação e consulta para estudantes e pesquisadores. No local serão programados eventos periódicos, com o objetivo de estimular entre seus frequentadores a compreensão da cultura musical e a postura salutar da expressão musical de sua memória. Conforme a Lei, fica estabelecido o prazo de (24) vinte e quatro meses para realização do Plano Museológico. Com isso, a Câmara de Vereadores aprovou que à Prefeitura firme convênio com entidades públicas ou entidades privadas para receber contribuições e doações, que será destinado para aquisição de acervos relacionados à música ou à história musical de São Bento do Sul.

O Maestro Pedro Machado de Bitencout nasceu no dia 28 de junho de 1942, em Pedras Grandes(SC). Desde cedo, Bitencout revelou uma tendência muito acentuada pela música. Sua vocação, porém, impelia-o à atividade. Aprendeu a compor e também se aperfeiçoou seu domínio do órgão e do harmônico. Foi compositor de diversas obras. No período de 1963 e 1966 foi regente do coral Oficinas, do qual ele mesmo foi o fundador. Também fundou a Associação Coral São Bento do Sul e o Coral Montanara, dos quais também participou como regente. Pedro Machado de Bitencout compôs a letra e a música do hino oficial de São Bento do Sul, sendo vencedor do concurso público efetuado em 1972, bem como a letra e música dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) realizados em São Bento do Sul em 1973. Em abril de 1994, assumiu a regência da Branda Treml e, logo após, a regência da Polska Orkiestra z Brazylii. Em junho de 2001, conduziu a Banda Treml em uma turnê pela região sul da Alemanha. Pedro Machado de Bitencout ocupou vários cargos públicos em várias gestões, tendo inclusive, ocupado o cargo de diretor presidente da Fundação Cultural. O maestro faleceu no dia 27 de junho de 2017, aos 75 anos de idade.