Atividades do IFC nos últimos três anos

Data de inclusão: 11/06/2019 10:02

***
O uso da Tribuna Popular Livre ficou com o senhor Samuel Henrique Werlich que apresentou os resultados de três anos de atividades do Instituto Federal Catarinense - Campus São Bento do Sul, conforme solicitado pelo vereador Edimar Salomon, na 26ª sessão ordinária nesta segunda-feira (10).

***
O Executivo Municipal apresentou dois projetos de lei e teve outros dois projetos aprovados. Os projetos apresentados foram de abertura de crédito adicional; já os aprovados tratavam da celebração de parceria para consecução de finalidades de interesse público e recíproco com a APASBS, e abertura de crédito adicional especial no Fundo Municipal de Saúde. Também foi aprovado a prestação de contas do Exercício de 2017 da Prefeitura Municipal.

***
O vereador Jairson Sabino apresentou projeto de lei determinando que a listagem de inscritos em programas habitacionais do município seja divulgada; e requerimento de informação, o qual foi aprovado, sobre as ações da Fundação Municipal de Desportos quanto às ações realizadas desde 2017 até a presente data.

***
O governador do estado, Sr. Carlos Moisés da Silva, e os deputados Silvio Dreveck e Ana Paula Silva receberão do vereador César Godoy, Moção de Apelo para que o ginásio de esportes EEM Professor Roberto Grant receba melhorias urgentes. Godoy ainda apresentou outra Moção de Apelo, neste caso, para os deputados estaduais da Assembleia Legislativa para que votem pela manutenção das Turmas de Recursais da forma em que se encontram hoje, rejeitando o projeto apresentado pelo Egrégio Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O vereador ainda viu aprovado Projeto de Lei que dispões sobre o atendimento ao cliente em até 30 minutos em estabelecimentos bancários, cooperativas de crédito, lotéricas, correios, tabelionatos e cartórios do município.

***
O vereador Edimar Salomon apresentou Moção de Apelo ao governador do estado, Carlos Moisés, ao presidente da Assembleia Legislativa, Sr. Julio Garcia, e aos demais deputados pela manifestação contrária à intenção do Governo Federal na incorporação da Eletrosul pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul. Edi ainda apresentou Requerimento, o qual foi aprovado, solicitando informações sobre o valor arrecadado pelo município em multas de trânsito nos anos de 2018 e 2019.

***
Pela sua trajetória de destaque e conquistas no basquete, o vereador Jaime de Lima apresentou Moção de Aplausos ao desportista William Wiehermann. Jaime ainda sugeriu, através de indicação ao Executivo Municipal, a criação de aplicativo para agendamento de exames laboratoriais e consultas médicas pelo celular nas Unidades de Saúde.

***
Foi aprovado o requerimento apresentado pelo vereador Fernando Mallon que solicita informações sobre os servidores admitidos em regime de contrato temporário que atuam na administração municipal, autarquia e fundações. Foi aprovado, ainda, o projeto de lei que obriga o SAMAE a incluir a TBO e seus devidos valores na fatura de água e esgoto. Mallon também apresentou indicação para que seja feito estudo técnico para a possível retirada de araucárias na EBM Annelize Beckhauser Mallon e CEIM Abelhinha Feliz.

***
Já o vereador Daguimar Nogueira, apresentou requerimento à Secretaria Municipal de Saúde pedindo informação sobre o contrato com o Hospital de Mafra. O requerimento foi aprovado pelos vereadores, bem como a Moção de Apelo ao Executivo para que disponibilize recursos para a aquisição e cessão de uso de veículo para a Polícia Civil, Divisão de Investigação Criminal de São Bento do Sul, já que a mesma necessita emprestar veículo quando de suas necessidades. Daguimar também solicitou estudos técnicos para a possível implantação de lombadas físicas ou faixas elevadas na avenida Gustavo Eichendorf.

***
Duas indicações foram feitas pelo vereador Nivaldo Bogo. Ambas foram direcionadas à Secretaria de Obras solicitando o desassoreamento do córrego entre a rua Papa João Paulo II e Estrada Rio Negro, e desobstrução de bocas de lobo na rua Francisco Pauli.

***
O vereador Claudiomar Wotroba apresentou seis indicações ao Executivo Municipal. Foram elas: patrolamento e ensaibramento das ruas Dorival Rubin Eichendorf e Urca; substituição da tubulação quebrada na rua José Arnold; patrolamento ensaibramento e roçadas nas laterais da rua Ivo Tasheck; obras de drenagem na rua Vicente Zeithammer; e reparos e manutenção em parte do passeio na rua das Neves.

São Bento do Sul - SC