Wotroba quer que escolas possuam programa de evacuações

O vereador esteve nesta terça-feira, 01, com o comando do Corpo de Bombeiros para apresentar a proposta do projeto de lei
Data de inclusão: 01/09/2015 18:08

Na tarde desta terça-feira, 01, o vereador Claudiomar Wotroba esteve na sede do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul, onde participou de um encontro com o Tenente Edmilson Duffeck e o 3º Sargento Alcemir Schafaschek. A reunião foi solicitada pelo vereador Wotroba, e tinha como pauta a criação de um projeto de lei que obriga as escolas à terem um Programa de Evacuações em caso de sinistros.

Segundo o vereador a ideia é atingir todas as escolas de São Bento do Sul, sejam elas municipais, estaduais e também particulares. No projeto elaborado pelo vereador não traz nenhuma necessidade de investimento por parte das instituições de ensino. “O projeto não gera custo, e sim, requer apenas treinamento de professores, diretores e até alunos”, justificou o vereador.

A intenção do vereador com a criação da lei é de apenas prevenir, no caso de um sinistro, seja ele incêndio, ventania, temporal ou qualquer outro evento que possa por em risco a segurança dos alunos. “Na região não aconteceu nada de mais grave, mas precisamos nos prevenir. Quando se trata de crianças temos que ter um cuidado redobrado”, argumento Wotroba.

O Tenente Edmilson Duffeck falou que em sua carreira na corporação já presenciou diversos tipos de treinamentos em escola. “Inclusive aqui quando cheguei em São Bento do Sul um colégio particular do município solicitou apoio dos Bombeiros para a realização de um simulado. Acompanhamos e funcionou tudo muito bem”, falou o Tenente.

Já o 3º Sargento Alcemir relembrou que a cerca de dois anos atrás foi realizado em parceria com a secretaria de educação um dia de palestras para professores e diretores da rede municipal de ensino. “O evento aconteceu na secretaria de educação e lá repassamos quais são os cuidados e as técnicas para serem utilizadas no caso de um sinistro”, disse.

No projeto apresentado pelo vereador pede que pelo menos 1x ao ano os Bombeiros acompanhem o treinamento para conferir se tudo está sendo feito conforme as normas da corporação. “Podemos fazer um simulado nas escolas, com alarmes e bombeiros como fosse uma ocorrência real, e assim avaliar como a comunidade escolar irá agir em uma ocorrência”, falou o Tenente. Para ele o projeto é de extrema importância pois além de repassar informação importante aos alunos, age como um elo de interação entre Bombeiros e comunidade.

O Sargento Alcemir também manifestou favorável ao projeto, pois com os alunos e professores treinados fica muito mais rápido e organizado o trabalho durante uma ocorrência. “Seja qual for a ocorrência com as pessoas preparadas fica muito mais organizada a ação”, disse. Ele também lembrou que o projeto é importante também fora das fronteiras da escola, pois os conhecimentos adquiridos pelos alunos podem também ser utilizados dentro de suas residências. “Isso a criança vai levar para a vida toda, vai saber como agir em caso de alguma situação dentro da própria casa”, frisou.

Após a conversa e o aceno positivo por parte do comando do Corpo de Bombeiros, o vereador Claudiomar Wotroba protocolou na Câmara de Vereadores o projeto de lei. O documento, deve ir para votação nas próximas sessões, e se aprovado, seguirá para sansão do prefeito Fernando Tureck.

Wotroba quer que escolas possuam programa de evacuações