Você está em: Página Inicial > Cidade > História

Cidade da Música, Folclore e Capital Nacional dos Móveis

No século passado, a Cia. Colonizadora com sede em Hamburgo, mesmo não mais possuindo terras na região da então Colônia Dona Francisca (hoje Joinville), continuava a embarcar colonos para a região.

O número de colonos alojados no rancho da Companhia, em Joinville, aumentava sem que houvesse terras para eles.

Urgia uma solução. Em 1873, um pequeno grupo de homens subiu a pé a Serra Geral em direção ao planalto, levando mantimentos e ferramentas em lombo de burros. Após dois dias de caminhada, chegaram às margens do Riacho São Bento. Ali construíram o primeiro rancho e de lá partiram para abrir os primeiros caminhos na mata, sempre ao longo do riacho São Bento.

Áustria, Bavária, Prússia, Polônia, Saxônia, Tchecoslováquia e mesmo o Brasil eram ao países de origem dos primeiros habitantes. Aqui a realidade era outra: mata virgem, floresta densa, povoada por inúmeros animais e pássaros. Foi preciso muita coragem e vontade de trabalhar para construir aqui uma réplica, ao menos parecida com a pátria que deixaram.

Buscar uma nova pátria não significava abrir mão dos usos e costumes deixados para trás, por isso, junto com uma vontade indomável de trabalhar, trouxeram sua história, usos, lembranças, língua e saudade.

Cultivavam os campos e a cultura, expressa através da música, da literatura, do teatro. Um misto de lembrança, saudade e determinação de vencer compensava as imensas dificuldades que enfrentavam.

São Bento do Sul descobriu na transformação da madeira sua vocação.

No início a madeira da floresta moldou ranchos, cercas e vendas.

Antes das indústrias vieram as serrarias, carpintarias, barricarias, tamancarias e marcenarias.

Rodas d'água e tração animal que moviam serras furadeiras e tupias.

Os movéis produzidos hoje em São Bento do Sul são exportados para todo o mundo

Da imbuía, do pinheiro e da canela eram produzidos móveis, cabos de ferramentas, equipamentos para agricultura e carroças. Da iniciativa do pequeno agricultor em montar sua fábrica artesanal, São Bento do Sul começou a delinear seu futuro. é hoje a Capital Nacional dos Móveis, além de se destacar nos setores cerâmico, plástico, metalúrgico, de fiação e tecelagem.

Dentre as cerca de 200 empresas de móveis, que participam com 36% de toda a movimentação econômica do município, está a maior exportadora e a maior indústria de móveis do Estado, sendo a maioria das empresas moveleiras com mais de meio século de tradição.

A interação da cultura, das tradições e do espírito empreendedor dessa gente, fez de São Bento do Sul a Capital Nacional dos Móveis, Cidade da Música e do Folclore.

Fique sabendo também dos pontos turísticos de São Bento do Sul